Analise de texto
Docência no Ensino Superior
Disciplina:
Laboratório de Planejamento Educacional
Nome:
Camila Pisin
R.A.
47660
Resenha do Texto: “Aula na Universidade”
Quando se ouve falar o termo “aula na universidade”, logo vem à mente uma aula cheia de termos técnicos, cálculos “gigantes” nos quadros negros, que fazem os alunos permanecerem quietos e observadores, enquanto o professor fala e todos devem absorver, afinal, estão estudando para exercer uma profissão. Será que tudo deve ser assim mesmo?
É óbvio que todos que adentram a universidade com o intuito de saírem profissionais capacitados, para o mercado de trabalho, demonstrando que suas melhores notas valeram de algo. Mas, infelizmente, muitas das “aulas na universidade”, não preparam o educando para ser um bom profissional. Como dito anteriormente, tudo resume-se ao professor tradicional que fala horas a fio, se “achando o dono da verdade” e os alunos devem ouvi-lo sem interrupção, apenas anotando e memorizando tudo.
Na verdade, se o intuito é formar bons profissionais, a sala de aula deveria ser um espaço de troca de ideias que o educador seria uma espécie de orientador, pois cada um traria suas experiências e as mesmas seriam compartilhadas, enriquecendo a aula.
De acordo com Masetto(1998, p.180-181):
“Aula como vivência quer dizer aula como vida, como realidade. A aula como espaço que permita, favoreça e estimule a presença, a discussão, o estudo, a pesquisa, o debate e o enfrentamento de tudo o que constitui o ser, a existência, as evoluções e as transformações, o dinamismo e a força do homem, do mundo, dos grupos humanos, da sociedade humana que existe num espaço e num tempo, que vive um processo histórico em movimento”.
Os professores mais lembrados e os temas abordados em aula que se tornaram mais significativos foram aqueles os quais se relacionavam com casos do cotidiano aqueles cujos alunos teriam quando se tornassem profissionais no mercado de trabalho.
De fato, os educandos