ANALISE DE SUPERMERCADO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
O trabalho objetiva analisar as estruturas de mercado do estado do Rio Grande do Sul.
No estado em questão, algumas das redes existentes são as maiores detentoras do setor, assim sendo, o faturamento destas empresas são de alta relevância, caracterizando o Oligopólio devido há não haver competição com relação aos preços, manipulação dos preços.
2 DESENVOLVIMENTO
Principais estruturas de Mercado; Oligopólio: Quando o numero de compradores, acaba por ser maior do que os de vendedores, assim não há competição com relação aos preços.
Monopólio: O setor é própria firma, porque existe um único produtor que realiza toda produção.
Concorrência Perfeita: É quando a interação da oferta e demanda determina o preço, ou seja, não há possibilidade de manobras pelas empresas.
No Rio Grande do Sul, o Oligopólio é estrutura predominante, onde grandes grupos de poder financeiro e de grande visão estratégica, como ex. Walt – Mart, vem adquirindo grande parte das pequenas empresa e micro, aumentando seu poder de faturamento e aumento do setor.
Assim, conseguem um ótimo preço do produto final, já que as menores empresas não acompanhem o mesmo preço, já que não tem as mesmas facilidades nas compras em grandes quantidades.
Estas fusões buscam também o crescimento de forma diferenciada como: Crediário próprio, produtos com marca própria, comunicação em massa através de jornais locais, encartes e TV, etc.
Existem varias formas de medidas descritivas e métodos quantitativos entre eles:
Medidas de Tendência Central: é um tipo de medida escolhida que irá representar uma concentração de medidas em torno do valor estipulado.
Medidas de dispersão: a maior parte tem a mesma unidade que a quantidade sendo medida, dentro desta medida tem