Análise ergonomica supermercado
OPERADORES DE CAIXA DE SUPERMERCADO ARRUDA
RESUMO
Esta pesquisa teve o objetivo avaliar as condições de trabalho e os postos de trabalho dos operadores de caixa dos principais supermercados da cidade de João Pessoa (PB).Um total de 4 operadores de caixa de apenas 1 supermercado . A coleta de dados foi realizada através de uma visita no local tendo um contato direto do posto de trabalho. Os resultados demonstraram condições de trabalho prejudiciais à saúde, como longas jornadas de trabalho e alta prevalência de desconfortos músculo-esqueléticos.As observações diretas analisaram as rotinas do trabalho e apontaram os movimentos realizados pelos operadores. A comparação entre medidas do mobiliário e antropometria demonstra incompatibilidade entre os componentes do posto de trabalho. A aplicação do que foi observado nas aulas e os resumos feitos do IIDA confirmou o alto risco de Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho e a necessidade de melhorias nas condições de trabalho desta categoria profissional.
ANALISE DO POSTO DE TRABALHO
Alguns fatos que devem ser levadas em consideração:
1. Sobrecarga física e repetitividade: ausência de pausa definida e de rodízio de tarefas entre os trabalhadores, fazendo com que estes realizem o mesmo padrão de movimento durante toda a jornada.
2. Posturas adotadas (Biomecânica postural): o check-out não permite que o trabalho seja realizado com as articulações do membro superior em posição neutra, assim como as tarefas não são desenvolvidas sem elevação e abdução constante do membro superior.
3. Posto de trabalho: apenas a cadeira é passível de regulagem, embora muitos funcionários tenham demonstrado desconhecimento desta opção da cadeira e/ou não conheciam a relevância do ajuste para a sua postura. Em alguns casos, as más condições de