Equipamentos para manuseio de materiais
Em qualquer sistema de produção, o produtor é sempre confrontado com o problema do manuseio do material. A matéria-prima necessária tem que ser transportada para o local de produção e após a conclusão, os produtos acabados têm que ser transportados para o armazenamento ou distribuição e marketing. Deve-se ter a consciência de que pequenas ineficiências repetidas representarão grandes prejuízos, quando multiplicadas ao volume de produtos movimentados pelo período de tempo. Mais do que em qualquer outra atividade logística, métodos e equipamentos de movimentação interna apresentaram grande progresso.
O manuseio ou movimentação interna de produtos e materiais significa transportar pequenas quantidades de bens por distancias relativamente pequenas, quando comparadas com as distancias na movimentação de longo curso executadas pelas companhias transportadoras. Esta atividade é executada em depósitos, fabricas e lojas, assim como no transbordo entre modais de transporte. Seu interesse concentra-se na movimentação rápida e de baixos custos de mercadorias.( BALLOU,1993,P.172)
Os sistemas de manuseio de materiais classificam-se em mecanizados, semi-automatizados, automatizados e baseados em informação. São utilizadas combinações de mão-de-obra com equipamentos de manuseio para facilitar o recebimento, o processamento e a expedição. Geralmente, a mão-de-obra é o maior percentual do custo total no manuseio mecânico.
Os sistemas automatizados, ao contrário, visam reduzir a mão-de-obra, mediante investimentos em equipamentos. Dependendo da situação, os sistemas automatizados de manuseio podem ser usados para atender a qualquer necessidade básica de manuseio.
Quando algumas necessidades de manuseio são atendidas por meio de equipamentos automatizados, e as outras necessidades são atendidas por meios mecanizados, o sistema é denominado semi-automatizado.
Sistemas de manuseio baseados em informação utilizam computadores para