Analise de Sucos
Análise de Alimentos/ Engenharia de Alimentos
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Professor: Augusto Tanamati
Resumo – Os sucos são líquidos extraídos das frutas sãs e maduras que passam por processos que garantam sua composição essencial. Tais processos utilizam métodos físico-químicos como determinação de pH, densidade, acidez total e quantidade de sólidos solúveis em graus de Brix. Sendo métodos fundamentais para a comercialização segura desse produto. Por isso, nesse relatório foram feitos testes que resultaram qualidade esperada.
Introdução
“Sucos de frutas são líquidos límpidos ou turvos, não fermentados, extraídos das frutas sãs e maduras, por processo tecnológico adequado, que garanta sua composição essencial” (LUTZ, 2008).
Para garantir a qualidade dos sucos de frutas são realizados análises físico-químicas como determinação de pH, densidade, acidez total e quantidade de sólidos solúveis em graus de Brix. Assim o pH consiste em determinar a acidez do suco, onde este deve apresentar pH inferior ou igual a 5, já sua densidade representa a quantidade de sólidos dissolvidos no suco (LUTZ, 2008).
Os sólidos solúveis indicam o grau de maturação da fruta através da relação de Brix por acidez total dos sucos expressa em ácido orgânico. Esta acidez total pode ser obtida através dos cálculos realizados pela titulação com hidróxido de sódio (LUTZ, 2008). Portanto, o objetivo desse relatório foi determinar a qualidade do suco aplicando métodos fisico-quimicos necessários.
Metodologia
Determinação de pH
Os materiais utilizados foram: pHmetro béquer de 50 mL solução tampão pH = 7,0 e pH = 4,0
Foi calibrado o phmetro usando as duas soluções tampão.
Em seguida, foi emergido o eletrodo no béquer contendo a amostra de suco foi feito a leitura.
Determinação de densidade
Os materiais utilizados foram:
balança