ANALISE SENSORIAL DE SUCO CONCENTRADO DE CAJU
Charles Alves de Morais, Eliane Alves de Souza, Francisca Adriana Gomes, Francisca Priscila Alves Silva, Raimundo Nonato Pereira Rodrigues, Taisa Deise Lucena Freitas Melo.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande Do Norte - IFRN
RESUMO
O presente trabalho teve o objetivo avaliar a qualidade sensorial do suco de caju (Anacardium occidentale L.) com diferentes teores de sacarose. Provadores não treinados realizaram teste de Análise Sensorial utilizando- se do Teste Triangular, para avaliar os atributos aparência (cor e homogeneidade), sabor (característico e doce) e textura (consistência) e que após o final da análise do suco com teor maior de sacarose constatou-se que o fato dos provadores serem de sexos e idades diferentes, não afetou as análises sensoriais).
INTRODUÇÃO: O caju é considerado muitas vezes como o fruto do cajueiro, embora seja um pedúnculo floral, pseudofruto confundido com o fruto. Esse se compõe de um pedúnculo piriforme, carnoso, amarelo, rosado ou vermelho. É rico em vitamina C e ferro a ajuda a proteger as células do sistema imunológico contra os danos dos radicais livres. Seu cultivo é muito comum no nordeste brasileiro. A colheita é realizada de agosto a janeiro. O cajueiro é uma arvore originária do Brasil, nativo da região litorânea. Suas folhas são eficazes na cicatrização de feridas. Além de ser consumido natural, o caju pode ser utilizado na preparação de suco, mel, doces, passas, sorvete, licores (LOPES, P).
As propriedades nutricionais e funcionais inerentes ao consumo do caju in natura poderá se estender com seu processamento para obtenção de suco, atividade agroindustrial que agrega valor econômico à fruta, minimizando as perdas que podem ocorrer durante sua comercialização in natura (BRUNINI; OLIVEIRA; VARANDA, 2003).
Este trabalho objetivou avaliar a qualidade sensorial de suco concentrado de caju adicionado de sacarose, com vista a potencializar as