Analise de sistema -estudo de caso
A senhora Elizabeth, bibliotecária de uma Biblioteca Universitária necessita de um Sistema que controle os empréstimos, devoluções, reservas, consultas e cadastros do acervo da Biblioteca, onde exerce a função de administradora.
O acervo (obras) da biblioteca é constituído, alem de livros, de periódicos, artigos científicos, revistas de diversas especialidades e enciclopédias.
Os usuários da biblioteca quando desejarem poderão verificar a existência ou situação de determinada obra, podendo também reservar obras, desde que não sejam periódicos ou enciclopédias. Para que o usuário possa reservar e emprestar obras, deverá ser cadastrado previamente no sistema.
O usuário passa os dados da obra que deseja levar. A obra pode ter sido reservada previamente, porem periódicos e enciclopédias não podem ser emprestados assim como, se houver apenas um exemplar de uma obra que seja um clássico em sua área, também não poderá ser emprestado.
O sistema deverá controlar o período de empréstimo da obra, registrando alem de sua retirada a sua devolução. Decorrido o tempo destinado à devolução da obra, o usuário deverá receber uma notificação de cobrança, relativa à multa de atraso.
Quando uma nova obra for fazer parte do acervo da biblioteca (via compra ou doação), a administração efetua o cadastro da mesma.
Todo dia primeiro de cada mês deverá ser emitido relatório contendo as seguintes informações:
Obras mais lida;
Usuários mais ativos, e
Usuários menos pontuais.
Para o processo de aquisição de novas obras, todo dia primeiro de cada mês também deverá ser emitido relatório contendo as obras solicitadas e que não existem no acervo, referentes ao mês anterior.