Hierarquia (Sistémica)
(Sistema; Equifinalidade; Interação) http://vimeo.com/77359309 Índice
Nota introdutória
Neste trabalho iremos abordar diferentes conceitos que se inserem na Teoria Geral dos Sistemas e que foram abordados no âmbito da unidade curricular “Sistémica e Modelos de Informação”.
A Teoria Geral dos Sistemas surgiu com os trabalhos de Ludwig von Bertalanffy, publicados entre 1950 e 1968 e dela fazem parte conceitos como o de hierarquia, sistema e equifinalidade, que iremos explicitar no próximo ponto.
Analisaremos ainda um vídeo explicativo da Pirâmide das Necessidades de Maslow, à luz dos conceitos supracitados.
Conceitos: Hierarquia, sistema e equifinalidade
Hierarquia foi o conceito principal escolhido para ser abordado neste trabalho, conjuntamente com o de sistema e equifinalidade. O conceito de sistema não poderia ser deixado de parte quando se trata a hierarquia, pois esta é-lhe inerente, e o mesmo acontece com equifinalidade (no caso dos sistemas abertos), que traduz também o objetivo do vídeo apresentado.
Abordada no âmbito da unidade curricular de Sistémica e Modelos de Informação, hierarquia é uma noção fundamental no seio da organização dos sistemas, é uma componente interna dos mesmos. Hierarquia é por definição do dicionário de língua portuguesa- “Ordem que existe de forma a priorizar um membro, poderes, categorias, patentes e dignidades das suas organizações; Qualquer classificação que tenha como base as relações entre superiores e dependentes.”. No campo de ação da sistémica, hierarquia assume o mesmo significado, mas aplicada aos diferentes tipos de sistemas. Antes de partirmos para a conceptualização de hierarquia, é necessário definir sistema.
Sistema é um conceito com várias definições atribuídas por diversos teóricos, porém todas se resumem a uma conceção comum : “Um sistema é um composto de partes ou elementos interrelacionados”1; “Um sistema é um conjunto de elementos em