Análise de estudo de caso: Sistema de Informação Gerencial
1. Introdução
Em um mundo globalizado onde as relações pessoais e principalmente econômicas estão sem fronteiras, faz se necessários que as organizações tenham informação sobre seus negócios internos e externos com rapidez, clareza e eficiência. Por este motivo vem crescendo a cada dia a utilização de sistemas de informações gerenciais, cujo objetivo gerar informações eficientes, sendo as mesmas uma vantagem competitiva para a tomada de decisão para viabilizar a maximização do lucro e diminuição de custos na empresa.
2. Visão Geral/Análise
O estudo de caso foi realizado em uma empresa de comercio atacadista da cidade de Picos – PI, em abril de 2013, a fim de avaliar as vantagens de se utilizar um sistema de informação gerencial na empresa. Desenvolveu-se este trabalho para a obtenção do titulo de Bacharel em administração, o estudante Danilo da Silva Cabra, a organização e um comercio atacadista da cidade de Piauí, a necessidade da administração ter informações mais rápidas e sincronizadas a diversos departamentos, que facilita o processo de gestão. Sendo assim, há uma atenção aos sistemas e a utilização dele pelos usuários (funcionários), tendo a descrição de como as informações são selecionadas para atender cada setor, diante de suas urgências e necessidades diárias. Sendo estes sistemas atualizados conforme a identificação de novas demandas pela empresa como novas tecnologia.
3. Relato da Situação
Toda a coleta de dados para constituição do estudo deste caso ocorreu em abril de 2013, onde o autor tinha a finalidade de analisar a utilização de sistema de informação gerencial na tomada de decisão, para redução de custo e maximização de lucro da empresa. Toda a coleta da informação ocorreu no ambiente interno da empresa localizada na cidade do Piauí.
4. Problemas do Caso
O trabalho em questão, parte da premissa de que o uso de um sistema de informação gerencial é indispensável para que a