Analise de risco ergonomia
Ergonomia aplicabilidade e biomecânica
Janine naytiara
Erica Hellen
Tabata Pedrosa
Mogi das cruzes
28 de março de 2013
Ergonomia aplicabilidade e biomecânica
Introdução
A ergonomia pode ser aplicada em diversos setores da atividade produtiva. Em princípio, sua maior aplicação se deu na agricultura, mineração e, sobretudo, na indústria. Recentemente, a ergonomia tem sido aplicada no setor de serviços e, também, na vida cotidiana das pessoas, nas atividades domésticas e de lazer. A biomecânica estuda os movimentos do homem na atividade ocupacional , prevendo suas conseqüências e reduzindo o esforço físico.
Biomecânica
É o estudo da interação entre homem e trabalho , do ponto de vista músculo-esquelético, e suas consequências. Esse estudo analisa basicamente a postura no trabalho e aplicação de força , reduzindo o esforço físico e diminuindo a fadiga excessiva .
A biomecânica é o estudo da mecânica dos organismos vivos. Ou seja, em seu estudo as leis físicas da mecânica são aplicadas ao corpo humano, a fim de que se reduza as tensões nos músculos e articulações. Os princípios mais importantes da biomecânica para a Ergonomia são:
Manter as articulações em uma posição neutra;
Conservar pesos próximos ao corpo;
Evitar curvar-se para frente;
Evitar inclinar a cabeça; Evitar torções de tronco; Evitar movimentos bruscos que produzam picos de tensão;
Alternar posturas e movimentos;
Restringir a duração do esforço muscular contínuo;
Prevenir a exaustão muscular;
Introduzir pausas curtas e freqüentes.
Tipos de Trabalhos
Trabalho estático: é aquele que exige contração contínua de alguns músculos , para manter uma determinada posição. Ex .: Trabalho em pé;
Trabalho dinâmico: é aquele que permite contrações e relaxamentos alternados dos músculos. Ex.: Martelar , caminhar , serrar.
Quanto maior a