TRABALHO UNESA INT
ALUNOS: BRUNA PELLUCI, DAYANE RAINHA E RENAN DUARTE
Profª.: PAULA MARINHO
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
DATA: 11/05/2011
1. ERGONOMIA E ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
A Ergonomia contribui para a Engenharia de Produção fornecendo seus conhecimentos para a subárea de Engenharia do produto, mais especificadamente na subárea de Engenharia do Trabalho, que visa projetar, programar e controlar o posto de trabalho e a forma de trabalhar. Englobando também as disciplinas de Engenharia dos Métodos, Organização do Trabalho, Processos de Trabalho, Higiene e Segurança do Trabalho, Layout ou Planejamento das Instalações.
Por que devemos utilizar a Ergonomia?
Com um mercado cada vez mais competitivo, com novas tecnologias, onde a produtividade e a qualidade têm que andar de mãos dadas há uma necessidade de melhoria das práticas das tarefas com:
Eficácia
Segurança
Qualidade
Como fazer chegar a solução ergonômica até as empresas?
Revezamentos.
Pausas.
Melhorias na organização do sistema de trabalho.
Melhorias no método de trabalho.
Pequenas melhorias nos postos de trabalho.
Projetos de melhoria ergonômica.
Orientação do trabalhador sobre práticas corretas do trabalho.
Como introduzir a Ergonomia na empresa?
Uma das técnicas usadas com muito sucesso é a preparação do Comitê de Ergonomia, constituído de um grupo técnico operacional da própria empresa.
Uma das etapas mais importantes desta implantação é o treinamento básico de ergonomia para supervisores e chefias de produção e manutenção, a partir do qual elas mesmas irão deduzir uma série de medidas capazes de melhorar a condição ergonômica de forma espetacular.
2. DEFINIÇÃO E EVOLUÇÃO DA ERGONOMIA
Grego: Ergon (trabalho) e nomos (leis).
A Ergonomia, também conhecida como Fatores Humanos, tem como definição oficial (descrita pelo Conselho da IEA (International Ergonomics Association)) a seguinte:
“É a disciplina