analise de praticas de recursos humanos
Foi-nos fornecido pela professora um Inquérito sobre as práticas de Gestão de Recursos Humanos, que iríamos realizar a uma empresa à nossa escolha e que serviria de base ou suporte para a realização do trabalho de grupo para a disciplina de Inovação e Mudança Organizacional.
O nosso grupo escolheu uma Empresa Publica, a Câmara Municipal de Setúbal. Assim, iremos proceder à análise de algumas práticas de GRH, à caracterização da população efectiva. Em relação à movimentação dos trabalhadores, serão focadas as oscilações entre o número de entradas e saídas, com destaque para as medidas adoptadas, no sentido de manter uma gestão equilibrada, tendo em vista a estabilização da população efectiva.
Além disso, iremos destacar algumas figuras de mobilidade, tais como a promoção, progressão e reclassificação profissional. Porém, é importante realçar que no caso das progressões, à data de 31 de Dezembro de 2007, as mesmas ainda se encontravam congeladas.
Entre os assuntos abordados, no âmbito da organização do trabalho, proceder-se-á à caracterização das diferentes modalidades de horário praticadas pelos trabalhadores do Município, assim como a uma análise comparativa, face aos últimos 3 anos, do trabalho suplementar e do absentismo verificados.
Serão tratados os dados referentes às acções de formação profissional, no plano interno e externo.
Focamos também a implementação do SIATAP o novo processo de avaliação de desempenho da função pública, nesta autarquia, e como reagiram os funcionários à mudança e também como decorreu todo o processo de implementação.
A metodologia aplicada, foi o preenchimento do inquérito fornecido pela professora, com base no balanço social de 2007 da Câmara Municipal de Setúbal e entrevista com um técnico superior do Departamento de Recursos Humanos daquela autarquia e posteriormente a elaboração deste relatório.
1.Caracterização da Câmara Municipal Setúbal
1.1. Visão, Missão, Valores
A Câmara Municipal de Setúbal exerce