analise de poluentes atmosféricos
Objetivo
Analisar o nível de gases poluentes emitidos por um dos veículos da empresa Guto Transportes, através da escala de Rigelmann.
Introdução
Nos últimos anos tem-se observado diversas fontes de poluentes atmosféricos, impacto ambiental que vem atingindo diretamente a saúde humana e o ecossistema em geral e com a preocupação dos danos causados a saúde humana e ao meio ambiente tem-se desenvolvido métodos de monitoramento dos poluentes atmosféricos.
O monitoramento de poluentes atmosféricos está relacionado com a quantidade e qualidade de determinados parâmetros definidos através da legislação Ambiental. Para isso temos atualmente a lei do Estado do Paraná Nº 13806 de 30 de setembro de 2002, que dispõe sobre as atividades referentes ao controle da poluição atmosférica, padrões e gestão da qualidade do ar, destacando:
“ Art. 38 os empreendimentos e atividades públicas ou privadas, que abriguem fontes efetivas ou potencialmente poluidoras do ar, deverão adotar o auto monitoramento ambiental, através de ações e mecanismos que evitem minimizem, controlem e monitorem tais emissões que adotem praticas que visem à melhoria contínua de seu desempenho ambiental.”
Também, para o monitoramento destaca-se o requisito 4.5.1. Monitoramento e medição da NBR-ISSO-14001: 1996 em que: “A organização deve estabelecer e manter procedimentos documentados para monitorar e medir periodicamente, as características principais de suas operações e atividades que possam ter impacto significativo sobre o meio ambiente.”
Os poluentes atmosféricos existem sob a forma de gases e partículas podendo ser emitidas de formas naturais como cinzas e gases de emissões vulcânicas, sendo toxicas e compostas principalmente de enxofre, Como também podem ser emitidas de formas artificiais, produzidas através de atividade humana, na grande maioria produzidos pela queima de combustíveis fosseis