quimica ambiental
Tem como objetivo o conhecimento da implantação de um Sistema de Gestão Ambiental em uma indústria, dos principais poluidores atmosféricos, e as estratégias para a diminuição de emissões de gases prejudiciais ao meio ambiente e ao homem.
Etapa três
Efluentes poluidores
Os principais efluentes poluentes das indústrias são:
Frigorifico
São de grande carga orgânica os efluentes líquidos dos frigoríficos, com alta concentração de (DBO) demanda bioquímica de oxigênio e (DQO) demanda química de oxigênio, sendo a carga poluidora constituída de sólidos em suspensão, graxas e material flotável constituído de fragmentos de carne, gorduras e vísceras.
Área urbana
Os líquidos de efluentes domésticos são constituídos por detergentes, carga orgânica (proteínas, carboidratos, gorduras, óleos e fenóis) e de carga patogênica (contaminação da água por bactérias, vírus e protozoários).
Indústria de papel
Os efluentes também são compostos de alta concentração de (DBO) demanda bioquímica de oxigênio e (DQO) demanda química de oxigênio, compostos organoclorados, sólidos suspensos, ácidos graxos, taninos, resinas ácidas, ligninas, fenóis, dioxinas e furanos.
Implantação de sistema de gestão ambiental para frigorífico
A crescente conscientização ambiental da sociedade refletiu sobre o modo de pensar, consumir e produzir do ramo empresarial. Hoje, a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental é visto como um instrumento de competitividade, apresentando inúmeras vantagens às empresas que resolvem fazer sua implantação. Algumas dessas vantagens são:
• Redução de custos causada pelo reaproveitamento de materiais, o que gera diminuição no consumo de matérias primas;
• Controle do resíduo que é gerado, e sua destinação final adequada;
• Diminuição de riscos ambientais e possíveis punições, pois as legislações aplicáveis são conhecidas e atendidas pela empresa;
• Maior facilidade de conseguir financiamentos nos bancos;
•