Relatório
RELATÓRIO CCTEC
Relatório apresentado para comprovação de participação do CCTEC e válido como participação de aula e obtenção de nota.
Palestra: Poluentes atmosféricos
Palestrante: Flavio Wiegand
Lajeado, novembro de 2013.
De início, o palestrante se apresentou, relatando então que trabalha na Fepam há 11 anos, onde foi Diretor Técnico entre o período de 2009 a 2011 e atualmente trabalha no setor ambiental tratando da qualidade do ar, dispersão de poluentes atmosféricos, análise e previsão do tempo e clima e satélites meteorológicos, no Programa Ardesul. Graduado em Meteorologia pela Universidade Federal de Pelotas e Mestre em Sensoriamento Remoto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Primeiramente deu uma introdução a poluição da atmosfera, falou do impacto ambiental e como funciona o ciclo da poluição da água. Seguindo continuou com conceitos e aspectos legais, noções sobre meteorologia, dispersão poluentes e sua modelagem.
Conforme a Lei 11.520, de 03/08/2000 do Código Estadual ao Meio Ambiente, Art. 14, diz que existem dois tipos de poluentes, os Poluentes Atmosféricos que estão divididos em Primários e Secundários, os primários são diretamente na atmosfera (CO2) e os secundários se formam na atmosfera através de reações químicas (ozônio). O outro são os Poluentes do Ar, que se dividem em Natural e Antropogênica. Os naturais são os direto da natureza, o nome já diz. E antropogênica são os causados pelos demais poluentes, causado pelos veículos, por exemplo.
Define-se Meteorologia como o que estuda o tempo, fenômenos que ocorrem na atmosfera, exemplo disso são as massas de ar, a latitude e a longitude, entre outros.
Define-se Climatologia como que estuda o clima, ou seja, o tempo em condições atmosféricas médias.
O palestrante também comentou sobre os fenômenos meteorológicos, que ocorrem devido à diferenças de temperatura, umidade do ar, entre outros fatores. Exemplos