Analise de mercado
A técnica de cultivar hortaliças longe da terra vem conquistando o paladar de muitos consumidores e ganhando cada vez mais espaço no mercado. O chamado cultivo hidropônico já cresce 30% ao ano no Brasil e existe há apenas 20 anos. No Brasil, a região Sudeste – especialmente o estado de São Paulo – concentra a principal produção hidropônica e é a região que mais distribui seus produtos em solo nacional, mas o processo também é usado em outros estados e regiões do país. Além da comercialização com fins alimentícios, a hidroponia também é muito utilizada para estudo da potencialidade das plantas e alimentação animal.
Perfil do consumidor: publico alvo;
Pessoas que já possuem o habito de se alimentarem de forma saudável e já incluem em sua alimentação hortaliças e fruta de um modo geral e que se preocupam com a qualidade ao adquirir um produto. (venda direta).
Estabelecimentos ( revendedores) que desejam ampliar e diversificar o mix de seus produtos como: hortifrútis e feiras livres;
Restaurantes;
Estabelecimentos que possuem cozinha própria e prestam serviços relacionados à alimentação tais como: Empresas, escolas, hospitais etc...
CEASAS.
Concorrência
Como concorrentes temos:
Produtores que já utilizam da técnica de Hidroponia e revendedores ( hortifrútis, feiras livres etc...) que além dos produtos hidropônicos, também comercializam os produtos convencionais que são relativamente mais baratos em comparação aos produtos hidropônicos.
Fornecedores;
Para a obtenção de todo o material que precisaremos para a implantação da nossa horta hidropônica, podemos contar com uma variedade de fornecedores que variam de empresas especializadas em hidropônica à empresas de diferentes segmentos que possuam todos os produtos que precisaremos para o negocio da hidroponia. Tais como: lojas de materiais de construção, empresas voltadas para o agronegócio, empresas especializadas em plantio de um modo geral etc.
Vantagens e desvantagens
O processo de