analise de mercado
Antes de criar a sua empresa você deve fazer algumas perguntas quanto à atividade que você escolheu e que deseja desenvolver. Pergunte-se, em relação à idéia da empresa:
Por que esta empresa deve existir?
Qual será a sua particularidade? Em que aspecto ela é única?
Ela será competitiva?
Quais serão seus clientes?
Em que a sua existência modificará as coisas?
A empresa será local, regional ou nacional?
Após a definição bem detalhada da sua idéia de empresa, convém analisar o mercado. Não é conveniente desenvolver o seu projeto sem antes estudar seriamente a conjuntura do mercado. A maior parte das causas de fracassos é devida à ausência ou à insuficiência do mercado, à dificuldade de identificar e de responder às conseqüências de mudanças sócio-econômicas. Por esta razão o estudo de mercado é importante. A análise relativa a produtos existentes será diferente daquela referente a um projeto inovador. Neste ultimo caso, falamos de “teste de conceito”.
E bom lembrar aqui que, nos dois casos, o objetivo é o mesmo. O estudo de mercado ou o teste de conceito permitem saber se existe uma clientela suficiente e disposta, a um preço dado, a comprar os seus produtos ou serviços. Somente o método para obter esta informação é diferente.
No caso de produtos ou serviços existentes, pode-se freqüentemente avaliar o mercado a partir das estatísticas do censo federal ou de dados existentes. No caso de um produto ou serviço novo, deve-se pesquisar diretamente as pessoas ou empresas às quais são dirigidos os produtos ou serviços, para conhecer a sua reação e assim construir as previsões.
O objetivo deste texto não é de fazer de você um especialista em estudo de mercado, mas principalmente de insistir sobre a importância de tal estudo e de desmistificar um pouco seu conteúdo.
A Importância dos Testes
A primeira questão a ser proposta é relativa à importância de se testar a idéia que se quer desenvolver. A resposta é simples: o teste, se bem