A importância da Leitura
Alunos:
Milene Silva Ferreira RA 1419578
Maria Deuzanira F. de Aguiar RA 1412544
Polo
Aparecida de Goiânia
2014
Trabalho em Grupo (TG)
Curso: Letras
Bimestre: 2º
Turmas: 2011, 2012, 2013 e 2014
Professora: Ana Lúcia Machado da Silva
Segundo o notório estudioso Antônio Cândido, a literatura deveria constar nos direitos humanos, pois é um bem incompressível e, como tal, se constitui em uma necessidade universal. Com base nessa proposta, em que a leitura de um texto literário contribui para o desenvolvimento humano?
Comentário :
Na atualidade em que ser humano está inserido, em um mundo onde a tecnologia é de suma importância e a instantaneidade das imagens também não foge desse parâmetro, ainda há os que se perguntam, qual lugar a leitura de textos literários ocupam hoje. A leitura tem sido algo cada vez menos vivenciado, não faz parte da rotina de muitos, principalmente entre os jovens, o que é preocupante, pois tem como resultado a formação de pessoas totalmente despreparadas, inaptas, pois tem como formação as programações televisivas vazias de conteúdo, leituras feitas em revistas especializadas em vidas alheias artísticas, jogos virtuais etc. A tecnologia, infelizmente, tem gerado pessoas com racionalidade e conhecimento limitado, está havendo decadência.
Mas, afinal de contas, o que é leitura? A leitura se faz presente na vida das pessoas, desde o primeiro momento em que começaram à compreender o mundo a sua volta, desde o primeiro momento em que sentiram a necessidade de interpretar o sentido das muitas coisas que envolve. De perceber o mundo sob muitas perspectivas, tudo isso e muito mais, apenas entrando em contato com o livro. A leitura vai muito mais além do que uma simples decodificação de signos, mas sim, entender e interpretar o que está sendo lido. No mundo em que vivemos, é preciso muito mais do que decodificadores de frases, palavras, textos,