Analise de livro didatico sobre A queda do Império Romano
O livro analisado é dos autores Jean Moreno e Sandro Vieira, Volume I da coleção História: Cultura e Sociedade, editora positivo. O tema A Queda do Império Romano foi encontrado neste livro na unidade 02, capítulo 08, com o tema Roma Antiga e seu Império Mediterrânico. Abordada de forma bem clara e resumida, com uma linguagem de fácil compreensão, um texto pequeno mais bem enriquecido de informações. Segundo os autores a situação politica e econômica do Ocidente se deterioraria ainda mais por volta do século V. As reformas politicas do século anterior exigiam um aumento das despesas, mas a econômia não o suportava.
Utiliza-se como fonte histórica uma imagem em baixo – relevo que possivelmente representa um cavaleiro romano enfrentado um guerreiro germânico. Além dos legionários que lutavam no chão, o exército romano tinha a força e destreza desses cavaleiros. No Baixo Império, muitos cavaleiros eram de origem germânica e mercenários, lutando em troca de favores ou riquezas. O autor utilizou ainda como fonte um mapa que define as principais rotas dos “Bárbaros. Porém o autor não sita nenhuma sugestão para que os professores possam se utilizar dessas fontes.
As atividades propostas pelos autores para cada unidade é um guia de Leitura/Enem que além de questionários sobre o tema também são questões do Enem, dos anos anteriores. Uma excelente opção para os alunos que além de aprofundarem mais sobre o tema se preparam para o Enem. O assunto foi bem abordado pelo autor, porém de uma forma muito resumida, poderia ter se aprofundado um pouco mais aos acontecimentos que aconteceram naquela época que contribuiram para tal grande acontecimento. Tais como: O declínio econômico: Durante o seu auge nos séculos I e II, o sistema econômico do Império Romano era o mais avançado que já havia existido e que viria a existir até a Revolução Industrial. Mas o seu gradual declínio, durante os séculos III, IV e V, contribuiu enormemente para a queda do império. A