Analise de linguagens
Engenharia, Turma 501 – Buritis II – Noite.
Análise de Linguagens
Belo Horizonte
2013
Todos já percebemos como a língua varia de região para região. Mais não somente em diferentes regiões serão usadas linguagens diferentes, isso devido à diferença da classe social, diferença de estudo de uma pessoa para a outra. Se você estiver em uma roda de amigos, com certeza a sua linguagem a ser usada, será mais informal, enquanto isso, em um ambiente de trabalho você será exigido a fazer o uso de uma linguagem mais formal. Além desses fatores, a língua sofre varias mudanças ao passar do tempo.
Devido a isso, cada meio de comunicação é escrito de um modo diferente. Cada texto tem a sua intenção, o seu destinatário, a redação dada, diversos assuntos e o seu vocabulário. Com isso, a pessoa que escreve o texto, deve prestar atenção em tudo isso, para que a pessoa quando for ler esse texto, conseguir entender corretamente e facilmente.
Na reportagem lida, “Bolsa Família É Ampliado”, a qual o assunto é a ampliação do programa Bolsa Família, que a partir de agora abrangerá um grupo maior de pessoas, os beneficiários que tenham renda menos que R$70 por pessoa, passarão a receber um complemento no benefício. Foi usada uma linguagem formal, porem com palavras fáceis de serem compreendidas, devido a seus destinatários serem pessoas de baixa renda.
A intenção dessa reportagem foi alertar os beneficiários do programa, que a partir de março será pago esse aumento. Tudo isso esta sendo feito no governo Dilma Rousseff para acabar com a extrema pobreza no país, embora ainda existam cerca de 2,52 milhões de brasileiros não identificados ou cadastrados nos programas sociais vivendo em situação de miséria. Estamos no caminho, porem ainda faltas muito para erradicar a pobreza absoluta no país.
Como pode variar de acordo com a região, história, termos e adequações, a língua não é imutável e pode ser