Analise literaria e recurso de linguagem
Objetivo
Este trabalho relata alguns poemas modernistas, com análises literárias, reflexões e os recursos de linguagem das mesmas. Os poemas são do autor brasileiro Carlos Drummond de Andrade, suas poesias apresentam ironia, desencanto, pessimismo, visão crítica da realidade social e uma luta pela expressão verbal.
No meio do caminho
No meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra.
Nunca me esquecerei desse acontecimento na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho no meio do caminho tinha uma pedra.
Carlos Drummond de Andrade
Análise Literária:
No poema há uma repetição da palavra “pedra”, fazendo então com que aumente o significado da mesma. Drummond eleva esta pedra ao nível de obstáculo, um obstáculo que impede que se prossiga o caminho.
Reflexão:
O autor estava falando da "pedra" como as coisas que de certa forma nos atrapalham na vida, que não deixam ou adiam algo que temos que fazer. E sendo assim, a gente nunca esquece.
Recursos de linguagem:
Eufemismo:
“na vida de minhas retinas tão fatigadas” (Retina: visão; Fatigadas: Cansaço)
Inversão:
“No meio do caminho tinha uma pedra Tinha uma pedra no meio do caminho “
Anáfora:
“tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho”
Cidadezinha Qualquer
Casas entre bananeiras mulheres entre laranjeiras pomar amor cantar.
Um homem vai devagar.
Um cachorro vai devagar.
Um burro vai devagar.
Devagar... as janelas olham.
Eta vida besta, meu Deus.
Carlos Drummond de Andrade
Análise Literária:
O cotidiano é retratado de forma irônica e bem humorada, numa aproximação com o poema-piada.
Reflexão:
Neste poema, o autor demonstra a vida tranqüila de uma cidade pequena, em que não se tem nada para fazer, e acaba se tornando parada.
Recursos de linguagem: