Analise da linguagem visual
História da arte e da tecnologia I
Análise da linguagem visual de uma obra renascentista
Leda e o Cisne
Desenho Industrial Design 1VX Leila Salaroli Rugai de Jesus_Ra. 9112076 Maria Heloísa Marmo_Mestre
São Paulo, 12 de junho de 2012
Leda e o Cisne - Cesare da Sesto (1515-1520)
Cópia de:
Leonardo da Vinci (1505-1510)
Introdução
Esta pintura é uma cópia (a mais fiel) por Cesare da Sesto (1515 - 1520), de um original perdido de Leonardo da Vici (1505 - 1510). A obra original foi executada por Leonardo (seu único nú frontal),quando vivia sob o patronato de Charles d’ Amboise, governador francês de Milão, destruída no período da Contra Reforma quando fazia parte da coleção da família real francesa, provavelmente por sucessores moralistas, ou por suas viúvas. Cesare da Sesto - (Lombardia 1477, Milão 1523). Leonardo da Vinci - Filho ilegítimo de Piero di Antonio da Vinci, tabelião, e de Caterina, jovem filha de um camponês, mais tarde esposa de Antonio di Piero Buti Del Vacca. Nasceu em 1452 em Anchiano, comuna de Vinci, e faleceu em 2 de maio de 1519 no Castelo de Cloux, foi sepultado na Igreja de Saint Florentin, em Amboise.
Conteúdo
Nesta obra Leda e o Cisne, o artista “Leonardeschi” retrata a mitologia Greco-romana. Pintou Leda, esposa de Tíndaro rei de Esparta, junto a Zeus transfigurado em cisne, forma como o deus escolheu estar para seduzir e possuir a moça. Representa também os ovos que a rainha chocou por meio dessa união, dos quais nasceram Clitemnestra, Helena, Castor e Pólux.
Estrutura
As linha vermelhas representam os eixos ortogonais, e a intersecção das mesmas gera o centro geométrico.
O círculo amarelo localiza o centro óptico.
A linha azul delimita a base.
Planos
A obra é composta por dois planos, o dos personagens, e o da paisagem.
Imagem
A obra apresenta a figura de Leda, em pé e completamente nua, com a figura de Zeus já transfigurado em cisne abraçando-se