Analise de Indices
A Técnica de análise por meio de índices consiste em relacionar contas e grupos de contas extrair conclusões sobre tendências e situação econômico-financeira da empresa. O analista pode trabalhar com índices ou percentuais. Por exemplo, 0,42 equivale a 42% pois 0,42 = 42/100 = 42%.
Pode-se classificar índices da empresa como ótimo, bom, satisfatório ou deficiente, ao compará-lo com índices de outras empresas do mesmo ramo e porte, ou com índices do setor, publicados pelas revistas especializadas.
Os índices podem ser divididos em grupos:
Índices de Estrutura de Capital;
Índices de Liquidez;
Índices de Rotação;
Índices de Rentabilidade
E outros dependendo das necessidades do analista e da empresa.
Para um melhor estudo, análise e interpretação dos índices utilizaremos um Balanço Patrimonial e uma Demonstração de Resultado do Exercício anexo:
ÍNDICES DE ESTRUTURA DE CAPITAL
Os índices de estrutura de Capital são calculados relacionando-se as fontes de capitais entre si e com o Ativo Permanente. Indicam o grau de dependência da empresa com relação ao capital de terceiros e o nível de imobilizado do capital.
Quanto menos o índice, melhor.
1. PARTICIPAÇÃO DE CAPITAIS DE TERCEIROS SOBRE OS RECURSOS TOTAIS (PCT)
Esse índice, calculado com os dados do Ano 03, relaciona os capitais de terceiros ou Exigível Total (Passivo Circulante + Não Circulante) com os recursos totais obtidos para financiamento do Ativo. O índice 0,49 significa que para cada R$ 1,00 de recursos totais, o capital de terceiros participava com R$ 0,49. Em outras palavras, o capital de terceiros financia 49% do Ativo.
2. COMPOSIÇÃO DE ENDIVIDAMENTO (CE)
O índice de Composição do Endividamento indica quanto da dívida total vence no curto prazo. De acordo com o índice, 68% da dívida da empresa vence no curto prazo.
3. IMOBILIZAÇÃO DO CAPITAL PRÓPRIO (ICP)
Esse índice indica a parcela dos recursos próprios investidos no