indices de analises
Estivemos, nas aulas anteriores, estudando um pouco da importância da contabilidade para os agentes internos e externos das entidades. Vamos começar a analisar alguns índices econômicos e financeiros que indicam a situação das empresas. Estes índices são importantes para todas as pessoas que tenham algum interesse na entidade, sejam estes interesses diretos ou mesmo indiretos.
Antes de começarmos a analisar os diversos tipos de índice é necessário que se mencione que os índices de uma empresa, para sabermos se ela está em situação boa ou ruim, devem ser comparados com os índices das demais empresas do setor onde ela atua. As vezes um índice que parece ruim para a empresa, se comparado com as outras de seu ramo de atividades está bom. O inverso também acontece.
O primeiro grupo de índices que iremos estudar é aquele composto pelos índices de liquidez.
Antes porém cabe uma explicação a respeito de índices. Existem índices que são estáticos, ou seja, medem uma situação em determinado dia do ano. No caso das empresas no dia de encerramento do balanço. Existem também os índices dinâmicos, que medem a situação de períodos do exercício social da empresa. São dinâmicos, por exemplo, os índices de lucratividade calculados pelo DRE (Demonstrativo de Resultados). Visto que o DRE espelha o ocorrido durante o ano todo, o índice então se refere a vários meses ou anos, de acordo com o tipo de análise que se irá realizar, mensal, semestral, anual ou plurianual.
Após estas breves explicações, vamos então passar a análise dos índices de liquidez, que são em número de quatro (4).
1 – índice de liquidez Imediata – Este índice mede a capacidade da empresa saldar seus compromissos de curto prazo, utilizando apenas os valores existentes em seu caixa e bancos. Não é um índice muito utilizado em análises visto que é muito difícil uma empresa manter um valor muito grande no seu caixa.
Fórmula = Ativo Disponível ÷ Passivo Circulante
Este é um