CHEGAREMOS A EXIBIR SERES H-URBANOS...?. O processo de deslocamento das intervenções urbanas e os subsistemas germinantes.
1434 palavras
6 páginas
Temática:CHEGAREMOS A EXIBIR SERES H-URBANOS...?. O processo de deslocamento das intervenções urbanas e os subsistemas germinantes.
Carolina Dardi
Universidad Nacional de Rosario. UNR
Facultad de Arquitectura,
Planeamiento y Diseño. arquiteta urbanista.
RESUMO
No Rio de Janeiro vem se observando uma grande demanda do turismo “antropológico” ou “antropoturismo” em varias áreas da cidade, com ênfase nas áreas informais. A explosão de moradia informal e os consequentes problemas em quanto à habitação,resultaram em intervenções por parte do estado federal, estadual e municipal junto a empresas privadas somada á eminente “pacificação“, fazendo destas áreas informais e formais, muitas formando parte do “combo“ pre-2014-16; objeto de procura por uma vasta congregação de turismo internacional e cidadania em geral.
INTRODUÇÃO
“…O cartel avisa que esta proibido tirar fotografias. Objetos, salas, pessoas, nada pode ser fotografado. A menina esta sentada no pátio do museu, em Sucre. Dormita com a cabeça apoiada sobre seu telar. Metonimicamente, a menina representa uma “cultura sobrevivente”, uma “tradição” mas “genuina” e mais “pura” que foi “resgatada” dos embates da “civilização”, da “modernidade”, do “ocidente”, por etnógrafos, organismos estatais e promotores turísticos. Esta cultura que sobrevive difere da cultura daqueles que tem sentado ai a menina: a cultura dos antropólogos que dirigem o museu, a cultura dos visitantes que abonam seu ticket de ingresso para observar essas culturas sobreviventes. (Pissarro, Marcelo. Revista Ñ. Jornal Clarin. Argentina. 2012)
Desejo partir do descontentamento, do descontentamento das coisas que nos rodeam, quando existem crises de idéias, de sistemas, de poderes, de representação, neste estado de coisas, os valores tradicionais como a ordem, a estabilidade, a segurança, a comodidade, a certeza e suas representações, ficam superadas por estes acontecimentos, desejo partir de uma