Analise de Impactos do Aproveitamento Electrico da Barragem do Baixo Sabor
HIDROELÉCTRICO DO BAIXO SABOR
Agrupamento A
ESTUDO DE IMPACTE AMBIENTAL (1999) - RNT
Impactes Ambientais e Sociais – Turma 7
2013
1. Apresentação/Descrição do
Projecto
Objectivos do Projecto
O EIA desenvolveu uma grande panóplia de soluções e alternativas de projecto, de forma a permitir a escolha das soluções menos penosas para o ambiente.
As primeiras soluções previam níveis de pleno armazenamento da albufeira à cota 280, tendo sido abandonadas para não atingir a foz do rio Maçãs.
O projecto agora em avaliação definiu como fundamental “assegurar o conveniente aproveitamento do potencial hídrico e energético do País”, permitindo uma maior independência das afluências que sejam disponibilizadas de Espanha, desenvolvendo a produção de energia renovável, que dará um contributo significativo para a redução das emissões atmosféricas de dióxido de carbono.
Prevê-se que venha a minimizar a ocorrência de cheias no rio Douro, combata a seca em toda a região envolvente e potencie as atividades socioeconómicas da região em que se insere, motivando o desenvolvimento de actividades turístico-recreativas e mesmo agrícolas e florestais.
Apresentação do Projecto
O Aproveitamento Hidroeléctrico do Baixo Sabor, tem como localização prevista, a parte terminal do rio Sabor, que nasce na Serra de Parada, em Espanha e desagua no rio Douro. Aproximadamente 86% da bacia está situada em território português.
A área máxima inundada será de cerca de 3 660 ha, correspondendo a
1% da bacia hidrográfica do rio Sabor.
A presente configuração do projecto prevê assim uma barragem principal, de grande capacidade de armazenamento que permitirá lançar caudais significativos nos quatro aproveitamentos hidroeléctricos do rio
Douro situados a jusante, determinando um acréscimo de produtividade em todos eles e uma barragem secundária, denominada de contraembalse, que serve também de bacia de regularização e permite a