Anatomia sistema nervoso
SISTEMA NERVOSO
O sistema nervoso controla as funções orgânicas e a integração ao meio ambiente, ou seja, ele não só controla e coordena as funções de todos os sistemas do organismo como também, ao receber os devidos estímulos, é capaz de interpretá-los e desencadear respostas adequadas a eles. Muitas funções do sistema nervoso dependem da vontade e muitas outras ocorrem sem que se tenha consciência delas.
O sistema nervoso é dividido anatomicamente em: Sistema nervoso central e periférico.
Sistema nervoso central (SNC): é responsável pela recepção de estímulos, comando e desencadeador de respostas, formado pelo encéfalo e medula espinhal. Estes são protegidos, respectivamente pelo crânio e pela coluna vertebral. O encéfalo pode ser dividido em: telencéfalo diencéfalo, tronco encefálico e cerebelo. O encéfalo apresenta três partes (cérebro, cerebelo e tronco encefálico). O tronco encefálico também tem três divisões: mesencéfalo, ponte e bulbo.
Prof. Luciana Carelli
2
Sistema nervoso periférico (SNP): constituído pelas vias que conduzem os estímulos ao sistema nervoso central ou que levam até aos órgãos efetuadores as ordens emanadas do sistema nervoso central. É formado pelos nervos cranianos e espinhais, pelos gânglios e pelas terminações nervosas.
Estrutura geral do SNC
O SNC é heterogêneo quanto à distribuição dos corpos dos neurônios e de seus prolongamentos. As regiões onde predominam os corpos neuronais são chamadas de substância cinzenta. Outras regiões contêm, predominantemente, prolongamentos neuronais (em especial axônios). Estes prolongamentos são, muitas vezes, revestidos por mielina, o que lhes dá coloração mais pálida, daí a denominação de substância branca.
No cérebro e no cerebelo a estrutura geral é a mesma: uma massa de substância branca, revestida externamente por uma fina camada de substância cinzenta e tendo no centro massas de substância cinzenta constituindo os núcleos (acúmulos de corpos