O boxe
TalkShow é um gênero de programa televisivo ou Radialístico em que uma pessoa ou um grupo de pessoas se juntam e discutem diversos tópicos sugeridos. O gênero televisivo Talkshow reúne interessantes aspectos pertinentes ao campo da comunicação e jornalismo, como as técnicas de entrevista aplicadas, o poder de persuasão do apresentador, o sistema audiovisual, o funcionamento dos programas e outras características que garantem o sucesso internacional do gênero.
Enfoques básicos
As abordagens acerca dos TalkShows apresentam basicamente quatro enfoques:
• Definir o gênero através de um conjunto de marcas textuais consolidadas e universais das quais se destacam: a presença de um apresentador célebre; a “ilusão do tempo presente”, como se a cena fosse ao vivo; a presença de uma platéia; um espectro variado de convidados que podem ser celebridades, especialistas ou pessoas comuns; uma temática voltada para a vida social, política ou pessoal.
• A conversa casual, improvisada e leve da vida cotidiana, funciona como parâmetro avaliativo das apresentações que são desempenhadas na televisão.
• Sua construção histórica, efetuando um levantamento dos TalksShows relevantes e sua origem (no rádio, nos debates, nos programas de auditório), a trajetória de seus apresentadores e seu legado para a construção do gênero. A perspectiva histórica mais recorrente é feita com base em ciclos fechados e independentes, como se cada etapa guardasse características singulares e distintas da anterior.
• Avaliar os programas a partir de seus aspectos estéticos e sociais. Nessa perspectiva, os cenários – que reproduzem uma sala de visitas, um divã ou um tribunal – são tomados como palco para discussões de assuntos familiares que, muitas vezes, culminam em gritaria, brigas, ofensas. Por conta disso, esses programas, conhecidos como “trash talk”, são considerados por alguns autores a materialização do grotesco na TV e o lugar onde imperam o espetáculo e a baixa