boxe
Os especialistas mais radicais interpretam a palavra boxe apenas quando se referem ao boxe inglês praticado a partir das Regras de Broughton (criadas em 1743) e usam a palavra pugilismo para denotar qualquer "boxe" anterior a esse período.
O uso dos punhos como arma em brigas de rua deve remontar aos primórdios da Humanidade, existem documentos antigos evidenciando a prática de pugilismo como esporte entre 4 000 a 5 000 anos, e foram encontrados na Suméria (civilização que se desenvolveu na região do atual Iraque) e Egito. Entre esses antigos documentos existem várias terracotas escavadas pelo arqueólogo Dr. E. A. Speiser em Sinkara e Khafaji - hoje em exposição no Museu do Iraque - e inúmeros afrescos funerários egípcios, como os que podemos visitar em Beni Hasan. São também muito variadas as regiões da Terra onde desde os mais remotos tempos se sabe da existência de técnicas pugilísticas.
Assim que existem, ou ao menos existiram muitos estilos de pugilismo: o dos sumérios e babilônios, o egípcio, o minoico, o grego, o etrusco, o romano, o francês, o chinês, vários tipos de boxe indianos (o boxe muki, o malla - yudha, etc.). Mas, o estilo mais utilizado e, principalmente, no Brasil é o inglês.
Histórico
O Boxe foi primeiro conhecido em Creta em 1500 anos a. C, e praticado na Grécia e Roma sendo um esporte olímpico a partir da 23ª olimpíada 688 a.C. Após esta época tem-se notícia do Boxe na Inglaterra no Séc. XVII. Nesta época as lutas de Boxe eram praticadas sem as luvas e permitiam-se golpes e chaves de luta - livre para