analise de decisao caso applied technologies
N°USP: 8965050
Caso Applied Technologies
A empresa Applied Research Technologies (ART) é responsável pelo ramo de inovações tecnológicas. O sucesso dela se deve não ao fato da mesma ter uma grande gama de as áreas de atuação, tais como a de equipamentos de saúde, automação industrial, energia e HVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado). Muito mais do que isso, a cultura implementada na empresa é o que alavanca a empresa, pois priorizam a inovação e empreendedorismo atrelado a filosofia de gestão descentralizadora. Na prática, a empresa funciona da seguinte forma: realoca os funcionários, pelo menos uma vez por semana, em outros setores da ART, incentivando assim ao uso de tentativas, compartilhamento de conhecimento e difusão do mesmo.
Um programa criado dentro da empresa foi o chamado “Fast Track Pipeline”. Esse método se concentra em obter maiores recursos e atenção da gerência sobre os maiores projetos que estão em fase de desenvolvimento. Dessa forma há o encurtamento do tempo entre a criação da nova tecnologia e sua comercialização. Isso deve ocorrer, pois verificaram que assim há o maior retorno financeiro da empresa sobre o mercado. E, através desse programa, foi desenvolvido o mini oxidador de água.
Tendo como gerente geral da unidade de filtração da ART Peter Vyas, ele construiu uma equipe para criarem um produto inovador. Acerca da questão da água no planeta, os dados fornecidos eram que aproximadamente 2,5% de água no mundo era potável, porém a maior parte dela se encontrava congelada e com o crescimento da população, desenvolvimento industrial e expansão agrícola, houve o aumento do consumo de água doce. Segundo o Resources Institute, a demanda de água crescia o dobro da taxa da população. E, por fim, a Organização Mundial da Saúde verificou que mais de 1,1 bilhão de pessoas não tem acesso a água limpa, 2,4 bilhões não possuem saneamento básico, 80% das infecções no mundo em desenvolvimento se devem por doenças