Analise de custos
1.1 Conceito de custos
Segundo Padoveze (1997), o conceito de custos é visto como todos os gastos, e não os investimentos, necessários para fabricar os produtos da empresa. São os gastos efetuados pela empresa que farão nascerem os seus produtos. Portanto, podemos dizer que os custos são os gastos relacionados aos produtos posteriormente ativados quando os produtos objeto desses gastos forem gerados. De modo geral é os gastos ligados a área industrial da empresa.
1.2 Despesas
Padoveze (1997) explica que, as despesas são todos os gastos necessários para vender e enviar os produtos. De modo geral são os gastos ligados as áreas administrativas e comerciais. O custo dos produtos quando vendidos, transformam-se em despesas.
1.3 Gastos
Conforme Padoveze (1997) também explica que os gastos são todas as ocorrências de pagamentos ou recebimentos de ativos, custos ou despesas significa receber os serviços e produtos para consumo para todo o processo operacional, bem como os pagamentos efetuados e recebimentos de ativos. Como se pode verificar, gastos são ocorrências de grande abrangência e generalização. 1.4 Investimentos
De acordo com Padoveze (1997), investimentos são os gastos efetuados em ativo ou despesas e custos que serão imobilizados ou diferidos. São gastos ativados em função de sua vida útil ou benefícios futuros.
1.5 Desembolso
Segundo Martins (2010), desembolso é o pagamento resultante da aquisição do bem ou serviço. No momento em que compramos, ocorre a ação de desembolsarmos, pagarmos o bem ou serviço. Pode ocorrer antes, durante ou após a entrada da utilidade comprada, portanto defasada ou não do momento do gasto.
1.6 Custeio por absorção
Martins (2010) explica que o Custeio por absorção é a apropriação de custos. Assim, existe custeio por absorção, que é o método derivado da aplicação dos princípios de contabilidade geralmente aceitos, nascido da situação histórica