Analise de circuitos por malha
Turma de Engenharia Elétrica – 3001 5A
FACULDADE ESTACIO DE CURITIBA
Resumo — Esta experiência pretende verificar a Análise de Circuito Elétrico dividindo o circuito por malha. Foi desenvolvido um circuito simples usando uma fonte de tensão contínua variável, três resistências de carbono e o multímetro. Compararam-se os valores de queda de tensão e corrente elétrica em cada resistor, esses valores foram obtidos através do multímetro e de cálculos. Verificou-se que ambos os valores são semelhantes e com baixo valor de erro.
INTRODUÇÃO
Baseados nas aulas teóricas sobre Análise de Circuito Elétrico foram feitos experimentos com o objetivo de verificar as leis de Ohm, a montagem de um circuito simples e a análise de circuito por malha a partir de um multímetro e de cálculos.
As técnicas de análise de circuitos em corrente contínua são de grande valia quando se quer calcular parâmetros de circuitos que possuem mais de uma fonte de energia, como é o caso de vários sistemas eletrônicos e elétricos de potência.
Analisar um circuito é obter um conjunto de equações ou valores que demonstram as características de funcionamento do circuito.
A análise é fundamental para que se possa sintetizar e implementar um circuito, ou seja, a partir da análise de circuitos, pode-se arranjar elementos que uma vez interconectados e alimentados, comportam-se de uma forma desejada.
Objetivo Geral
Mostrar o comportamento de circuitos elétricos e a análise de circuito por malha a partir de um multímetro e de cálculos, através de experimentos práticos.
Objetivo Específico
Comparar leituras e cálculos com os valores medidos.
Teoria
Um circuito genérico possui: nós e ramos. Um nó é um ponto de junção de dois ou mais elementos de circuitos. O nó principal é aquele que conecta pelo menos três elementos de circuitos e possui uma equação nodal considerável. O nó secundário conecta apenas dois elementos e é um nó trivial. Qualquer caminho entre dois nós é chamado de ramo