Analise de Balanço
ALEXANDRE
ANÁLISE DE BALANÇO
São Bento do Sul, SC
2015
1 Analise de Balanço 1.1
Índices de Liquidez
1.1.1 Índices de Liquidez Imediata Índice conservador, considera apenas caixa, saldos bancários e aplicações financeiras de liquidez imediata para quitar as obrigações.
Excluindose além dos estoques as contas e valores a receber. Um índice de grande importância para análise da situação a curtoprazo da empresa.
A Liquidez imediata também mede a capacidade de pagamento da empresa, porém não é contado todo o ativo circulante para o cálculo, mas apenas as disponibilidades em caixa que a empresa deveria ter se fosse honrar seus compromissos imediatamente. Fórmula:
Liquidez Imediata = Disponível / Passivo Circulante 1.1.2 Índices de Liquidez Corrente Calculada a partir da Razão entre os direitos a curto prazo da empresa
(Caixas, bancos, estoques, clientes) e a as dívidas a curto prazo (Empréstimos, financiamentos, impostos, fornecedores). No Balanço estas informações são evidenciadas respectivamente como Ativo Circulante e Passivo Circulante Fórmula:
Liquidez Corrente = Ativo Circulante / Passivo Circulante 1.1.3 Índices de Liquidez Seca Similar a liquidez corrente a liquidez Seca exclui do cálculo acima os estoques, por não apresentarem liquidez compatível com o grupo patrimonial
onde estão inseridos. O resultado deste índice será invariavelmente menor ao de liquidez corrente, sendo cauteloso com relação ao estoque para a liquidação de obrigações. Fórmula:
Liquidez Seca = (Ativo Circulante Estoques) / Passivo Circulante 1.1.4 Índices de Liquidez Geral Este índice leva em consideração a situação a longo prazo da empresa, incluindo no cálculo os direitos e obrigações a longo prazo. Estes