Exerc cio de Sociologia 06 10 2014
Recife, 06 de Outubro de 2014
Rodrigo Raposo
Ciências Contábeis – 1º período - Noite
Você acha que as promessas de liberdade e igualdade serão cumpridas no século XXI? Por quê?
Terá avanços, sem dúvidas, como já é possível notar atualmente. Contudo não creio no cumprimento dessas promessas em sua totalidade por diversos fatores os quais elencarei a seguir. Podemos começar falando da distribuição de renda que ainda privilegia uma minoria. O problema da distribuição de renda é bastante complexo e agravado pelo regime capitalista que dita as relações entre a maioria dos países. Esse sistema capitalista já é, por si só, excludente, pois baseia-se na concentração de capital. Não será fácil encontrar uma solução para o dilema capitalismo x igualdade. Outro ponto que merece ser destacado é o da liberdade. Como falar em liberdade quando ainda existem países fazendo-se valer de regimes ditatoriais para controlar as pessoas?
Deve haver um maior esforço, isto e, um maior comprometimento por parte tanto das autoridades políticas quanto da população no sentido de melhorar este quadro. Deve-se investir mais em políticas sociais, políticas que igualem os desiguais históricos. As pessoas devem participar mais ativamente das decisões de seus governos, fato de não ocorre como desejado em muitos países, inclusive no Brasil. Deve-se eliminar a falácia de que a participação da sociedade civil nas decisões precisa ficar em segundo plano. Precisa-se, sim, muito mais investimentos em áreas básicas como a educação e segurança para, aí sim, o mundo caminhar a passos mais largos que os atuais no caminho da igualdade e liberdade.
Uma ciência da sociedade é possível? Se você acha que sim, quais seriam suas vantagens em relação ao senso comum? Quais seriam suas limitações?
Confesso que ainda não obtive todo o entendimento necessário para um posicionamento mais concreto acerca do assunto. Mas, de certa forma, respondendo à questão, não acredito em uma