Analise das ISO 14000
Realizando uma analise mais profunda das normas, ou seja, de acordo com que a literatura nos mostrou os objetivos das normas não são muito claros e tentam se guiar para um rumo onde o objetivo seria lucro e perde o foco em outras partes interessadas (stakeholders), tal fato, pode criar oportunidades para que as certificações sejam meramente um adicional a imagem da organização.
Outro fator importante seria o percentual de participação dos agentes (governos, grupos ambientalistas, bancos, seguradoras, etc) que são normalmente relacionados aos problemas ambientais das organizações na implantação das normas. A sociedade cobra uma posição destes agentes com relação a ações que beneficiem o ambiente e não se influenciem por algo denominado “irresponsabilidade organizada”, que seria resumidamente o ato de as organizações não assumirem os riscos que geram ao meio ambiente ou fantasiar a existência desses próprios riscos, e também de não conseguirem responsabilizar ninguém ou nada de fato algum.
A ISO 14000 deve seguir o proposito para que foram instituídas, estabelecer padrões e normas como referencia para otimizar um sistema de gestão junto com outros sistemas e proporcionar benefícios para todas as partes e não somente como uma ferramenta de marketing para alavancar a imagem da organização no mundo “mercado”.
Considerações Finais
Num ambiente corporativo a comunicação dos stakeholders parece ser de vital importância para que o relacionamento com questões ambientais, éticas e sociais se tornem mais positivas e isso faz com que as tomadas de decisões fiquem mais amplas com relação a participação envolvendo também critérios ambientais, sociais além dos técnicos, culturais e científicos.
Alguns fatores contribuíram para a construção de uma consciência ambiental na organização, mas o fato de a organização receber uma certificação não quer dizer que ela não vá poluir ou suas atividades gerem algum problema para o