Iso 14000
INTRODUÇÃO
O objetivo deste artigo é representar as normas técnicas da International Organization for Standardization (ISO). Que pode contribuir para que uma organização obtenha a certificação em qualidade ambiental a partir dos processos apresentados.
A organização que demonstra preocupação quanto a qualidade de seus produtos e como estes estão sendo produzidos, revela que é uma organização que zela pela imagem e visa lucros com permanência dos seus clientes.
Este artigo está dividido em tópicos são eles: Reflexão sendo um breve texto de indicativo sobre a questão ambiental e o novo perfil consumidor que gerou um novo perfil de organização e também novos padrões de qualidade com enfoque ambiental. Os tópicos também informam sobre a ISO 14000 e 14001 Sistema de Gestão Ambiental; a obtenção do certificado da ISO 14000; objetivos da ISO 14000; características da ISO 14000; a história e a evolução da ISO 14000; a utilidade das novas normas; adesão e implementação da ISO 14000.
REFLEXÃO
Com o aumento da informação sobre a degradação do meio ambiente o perfil do consumidor mais exigente e que possui um poder aquisitivo mais elevado passou a ser tendencioso para a área de qualidade ambiental, ou seja, consumir produtos que possuem um selo e ou certificação de qualidade ambiental com a qual revela que a empresa possui critérios cujo às preocupações com a qualidade do produto está em todos os processos, desde a escolha dos insumos, meios de produção, destinação de resíduos e o meio ambiente sem prejuízos.
INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION (ISO) 14000
Surgem então as normas técnicas e estabelecem requisitos para as organizações que buscam uma certificação e consigam aplicar um novo modelo de gerenciamento em seus produtos e processos para que eles não agridam o meio ambiente, que a comunidade não sofra com os resíduos gerados e que a sociedade seja beneficiada num aspecto amplo. Para que uma organização obtenha um certificado