analise das dimensões
Pode-se designar, num sentido lato, a identidade pelo desenvolvimento do sentido.
Daquilo que se é, ou seja, do carácter do que é único. Este termoremete para a identidade individual e pessoal de cada indivíduo. A identidade éuma construção dinâmica da unidade da consciência de si, através das relaçõessubjetivas, das comunicações, da linguagem e das experiências sociais. É umprocesso ativo, afetivo e cognitivo de representação de si no ambienteenvolvente, o que implica a existência de um sentimento subjetivo depermanência e de continuidade. É indispensável ainda a existência de funçõesde regulação tais como a coerência e a estabilidade que são necessárias a umaadaptação às mudanças.
Este desenvolvimento é interrompido de vez em quando por crises, as chamadascrises de identidade, particularmente no período da adolescência, quando osentido de identidade está sujeito a certa tensão. Assim, os choques entre sentimentos instintivos e a obrigação social podem levar a uma perda da identidade pessoal.
A Identidade em crise
Cada pessoa tem a sua própria identidade, que é diferente da de todos os outros seres humanos, por isso, dizemos que cada pessoa é única e ir repetível, ou seja, possui características próprias que a distinguem de todas as outras pessoas. Podemos também afirmar que o conceito de identidade está fundamentalmente relacionado com a história de vida de cada pessoa, com as características da sua personalidade, os seus sonhos, etc.
Deve ter-se em conta que o processo de construção de identidade é contínuo e só termina quando à morte, pois, nesse momento, deixamos de ser uma pessoa com um projeto de vida, com sonhos ou ambições. Ao longo deste processo podemos deparar-nos com situações que nos superam e termos aquilo a que se chama uma “crise de identidade”.
Certamente, todos nós, alunos do 12º ano, estamos a passar uma fase de grande pressão, porque chegamos àquele momento em que temos finalmente de tomar uma decisão acerca do curso