Acidimetria
Acidimetria.
Suzano
2012
1. Objetivo
Preparar e Padronizar uma solução aquosa de ácido clorídrico 0,1 mol/L.
2. Introdução teórica
A padronização de soluções ácidas é realizada através do método de titulação, porém chamada de acidimetria, onde o objetivo é determinar a concentração dessa solução ácida com uma solução básica de concentração conhecida.
O ácido a ser titulado fica na bureta, enquanto o Erlenmeyer fica com a substância padrão em uma solução aquosa, juntamente com o indicador ácido-base. Ao gotejar o conteúdo da bureta no Erlenmeyer, até que uma gota em excesso faça a viragem do indicador, obtêm-se o volume de ácido utilizado para neutralizar a solução básica e, com base nisso, determina-se a concentração da solução ácida, como mostrado no exemplo:
2HCl (aq) + Na2CO3 (aq) 2NaCl (aq) + CO2 (g) + H2O (I)
Em geral, a solução contida no Erlenmeyer é aquecida para que haja a saída do gás carbônico. 3. Parte Experimental
3.1.1. Materiais Utilizados
Balão volumétrico de 100 mL
Erlenmeyer de 250 mL
Pipeta graduada de 2 mL
Espátula
Pera de segurança
Garra de Bureta
Bureta de 25 mL
Suporte Universal
3.1.2. Reagentes Utilizados
Solução de ácido clorídrico 37%
Água destilada
Solução de carbonato de sódio p.a.
Solução de Metilorange
4. Procedimento
No balão volumétrico foi adicionada água destilada até metade de sua capacidade máxima e depois foi pipetado para dentro do mesmo 0,84 mL de HCl. O balão foi agitado e depois preenchido com água destilada até completar 100 mL de solução.
Os quatro Erlenmeyers foram preparados com a solução básica pesando entre 0,1100g e 0,1300g de Na2CO3, adicionando 15 mL de água destilada e 4 gotas de alaranjado de metila, agitando as vidrarias até a total dissolução do sal.
Após a ambientalização da bureta, o carregamento e verificação de bolhas da mesma com a solução 0,1 M de HCl, foi realizada a titulação até a viragem