Analise da reportagem o professor passou cola
A obra relata a falta de estrutura física das escolas, assim como a dificuldade dos professores em lidar com a realidade do aluno que acaba levando seus costumes e vivências para dentro da sala de aula o acaba por muitas vezes sendo incompreendido pelo professor que não esta acostumado e preparado para lidar com tais questões. Há um esgotamento físico e mental por parte dos educadores que se sentem desmotivados, em meio a essa problemática, mostrando que o sistema educacional do país está à beira de um colapso e o estado nada faz a respeito.
Outra questão que o filme aborda é o abismo sócio-econômico que existe na educação, pois de um lado temos a elite que estuda em colégios, renomados, severos e conteudistas onde os alunos são “treinados” para ser o melhor no qual o problema existente colocados pelos alunos se refere ao lado psicológico, pois os mesmos sentem dificuldades de conciliar a exigência escolar com a vida social o que causa conflitos existenciais. Por outro lado temos os alunos de escola pública que possuem dificuldades que vão além da questão psicológica, pois são atraídos pelo a criminalidade que permeia sua realidade, pois muitas delas vivem em comunidade e não possuem muita expectativa de vida.
Outro ponto importante que o filme trata é a questão da aprovação automática, uma das cenas mostra o conselho de classe onde o aluno não tem condições de passar em história, mas pelo fato de ter comparecido ao colégio os professores passam o aluno mesmo ele não tendo condições. Diante desta cena podemos verificar a que ponto chegou à educação no nosso país; temos hoje professores que não sabem lidar com aquele aluno considerado problema e aí