Analise da Obra Viagens na Minha Terra - Almeida Garret
Viagens na Minha Terra
Almeida Garrett
ETEC Tenente Av. Gustavo Klug
3º Ensino Médio I
Beatriz Oliveira
Gabriel Razo
Greiziele Godoy
Roberth Carvalho
Viviane Turman
Leonardo Dias
Pirassununga-SP
2014
Biografia do Autor – Almeida Garret
Com o nome de batismo de João Baptista da Silva Leitão Almeida Garrett, nasceu na cidade do Porto, em Portugal, no ano de 1799. Enquando estudava direito, em Coimbra, passou a adotar seu nome como Almeida Garrett. Participou da revolução liberal e ficou exilado na Inglaterra em 1823. Durante esse tempo, casou-se e teve contato com o movimento romântico inglês. Em 1824 mudou-se para França e escreveu Camões e Dona Branca, obras que inauguraram o romantismo português. Ávido defensor do liberalismo, Almeida enfrenta outros diversos exílios ao longo dos anos.
Suas principais obras são: "Camões" (1825),
"Dona Branca" (1826),
"Romanceiro" (1843), "Cancioneiro Geral" (1843), "Frei Luís de Sousa" (1844), "D’o Arco de Santana" (1845) "Viagens na minha terra" (1846).
Faleceu em Lisboa no dia 9 de dezembro de 1854.
A Obra – Viagens na Minha Terra (1846)
Muito me pesa, leitor amigo, se outra coisa esperavas das minhas VIAGENS, se te falto, sem o querer, a promessas que julgaste ver nesse título, mas que eu não fiz decerto. Querias talvez que te contasse, marco a marco, as léguas da estrada? palmo a palmo, as alturas e as larguras dos edifícios? algarismo por algarismo, as datas de sua fundação? que te resumisse a história de cada pedra, de cada ruína?
Inicialmente foi publicada como folhetim de 1845 a 1846.
Nesta obra, Almeida Garrett narra suas impressões de viagens, fazendo referencias a citações literárias, filósofos e histórias. Garrett também conta o drama amoroso que ocorre entre Joaninha e Carlos.
“...Houve aqui há anos um profundo e cavo filósofo de além-Reno, que escreveu uma obra sobre a marcha da civilização, do intelecto...”