Romantismo - Influências, características e Almeida Garret
Almeida Garrett
ROMANTISMO
Influências, características e Almeida Garret
Advindo da queda do Antigo Regime, culminada pela Revolução Francesa que tem como maior característica o fim da monarquia, surge uma nova classe social com fortes influências também da Revolução Industrial que estourou na Inglaterra no fim do século XVIII, a burguesia. Detentora do topo da pirâmide econômica, a burguesia também passou a dominar o setor artístico e intelectual originando assim, também no século XVIII, o movimento literário denominado Romantismo.
Assim como a Revolução Francesa veio para quebrar os paradigmas monárquicos, o Romantismo surgiu na Europa com o fim do Arcadismo que é caracterizado fortemente pelo Iluminismo que reverencia a valorização da racionalidade, da simplicidade e do bucolismo. O movimento é também chamado de Neoclassicismo, onde são readquiridos aspectos da antiguidade clássica como a perfeição na forma e o hedonismo. O conhecimento, no que se refere à antiguidade clássica, era restrito aos monarcas, não chegando às classes mais baixas. Seguindo essa linha de raciocínio, a cultura agora deveria se firmar nos valores, costumes e hábitos da burguesia. Surge então o Romantismo que vai contra os valores clássicos do Arcadismo, a racionalização e a objetividade tornando importantes, a partir daquele momento, a expressão das emoções, o idealismo, o individualismo, a busca pela liberdade de criação, a espiritualidade, a valorização do passado feudal, do nacionalismo e principalmente da imaginação que supera o razão e a objetividade justamente por não ter limites.
Tem influências como Jacques Rousseau, precursor do Romantismo, Gottlieb Fichte que acreditava que o racionalismo era apenas parte do