Análise textual
AUTOR
Almeida Garret
OBRA
Viagens Na Minha Terra
EDIÇÃO
De acordo com a nova ortografia
EDITORA
Ateliê Editorial
PESQUISA
Livro Viagens Na Minha Terra, Albert Garret, apresentação e notas de Ivan Teixeira
BIOGRAFIA DO AUTOR
José Batista da Silva Leitão de Almeida Garret foi um importante poeta romancista portugues do seculo XIX. É considerado um dos mais importantes escritores do romantismo portugues.
Nasceu na cidade do Porto (Portugal) em 1799 e morreu em 1854, na cidade de Lisboa. Seus romances possuiam um forte carater dramatico. Participou tambem da politica, escrevendo sobre este tema. Produziu textos históricos, criticos e diplomaticos.
Possuia um talento flexivel para escrever, imprimindo em suas obras uma notavel individualidade, elegancia e originalidade.
Suas obras que ganharam mais destaque foram Camoes (1825), Dona Branca (1826), Adozinda, Catao (1828), Frei Luis de Sousa (1844), entre outras obras.
ESTRUTURA DA OBRA
ENREDO
Almeida Garret decide viajar de Lisboa até Santarém, junto a um camboio, para conhecer melhor as paisagens do país. Quando este chega a Santarém, conta a história dos demais personagens. Joaninha é uma moça bonita que mora com sua avó D. Francisca e ambas sempre recebem a visita de Frei Dinis, um homem nobre e com posses que um dia resolveu abandonar tudo e ficar dois anos fora da cidade e depois retornou como Frei, que traz notícias de Carlos, primo de Joaninha e que é assunto de um segredo escondido por D. Francisca e Frei Dinis, que está lutando na Guerra Civil na tropa de Dom Pedro.
Certo dia a Guerra Civil chega na cidade de Santarém, junto com Carlos. Joaninha reencontra seu primo e ambos são pegos por uma forte paixão e se beijão, mas Carlos acaba escondedo de sua prima que possui uma noiva na Inglaterra, Georgina, ficando confuso em relação a Joaninha.
Carlos se fere durante a Guerra e fica aos cuidados de sua prima