Analise critica
Por isso devemos como estudantes de serviço social não nos deixar levar pela situação e sim procurarmos no aprendizado nos tornarmos cidadãos conscientes e participativos, tendo como apoio principal o estágio, onde temos a oportunidade de vivenciar efetivamente o cotidiano de nossas futuras ações de trabalho.
O estágio como parte do processo de aprendizagem a meu ver não pode ser reduzido a um treinamento, mas a uma maneira de se aprender a utilizar os instrumentais e saber como agir nas instituições e perante o usuário. É colocar em pratica o que nos foi ensinado em sala de aula e principalmente’’ enxergar’’ a dimensão ético-politica na qual embasamos todo o nosso aprendizado. Aprendermos a ter uma opinião crítica e refletir sobre nossos valores como profissional atuante nas questões sociais.
Considerando que o estágio é onde podemos conhecer o usuário, aprendermos a trabalhar em equipes multidisciplinares e a criar estratégias facilitadoras para o acesso aos bens e serviços de direitos da população. Posso dizer que nessa primeira etapa mesmo sem condições físicas no local pude conhecer alguns instrumentais, participar de discussões acerca das necessidades dos usuários do serviço e aprender as atribuições da assistente social na equipe e na formulação do seu trabalho tendo sido o mesmo todo conduzido através de