Analise critica
CURSO: Pedagogia
Modulo: 8º
Disciplina: Análise crítica da prática docente da Educação Básica
PORTFÓLIO
Alexandre Barcelos Vilela
JUNHO/2014
INSTITUTO COIMBRA
CURSO: Pedagogia
Modulo: 8º
DISCIPLINA: ANÁLISE CRÍTICA DA PRÁTICA DOCENTE DA EDUCAÇÃO BÁSICA
ALEXANDRE BARCELOS VILELA
JUNHO/2014
Introdução:
O assunto estudado mostra uma análise crítica sobre, análise crítica da prática docente da educação básica bem como proposições para torná-la mais viável e construtiva. Nesse sentido, o tema é abordado de forma singela, no sentido de proporcionar reflexões, acerca do tema análise crítica da prática docente da educação básica.
Desenvolvimento: A infraestrutura educacional é um dos componentes fundamental no resultado da qualidade da educação como um todo. E quando essa questão básica não é preenchida, ou mesmo deixada de lado, além de acarretar aos profissionais da educação certo desconforto para realização do seu trabalho, os mantém de “mãos atadas” para o efetivo exercício do ensino.
“Existem duas razões principais para se estudar infraestrutura das escolas. A primeira trata das condições físicas de trabalho, no que tange à atividade-fim – a educação propriamente dita – diz respeito aos meios disponíveis para um trabalho mais confortável, menos desgastante, mais prazeroso e por isso mesmo mais produtivo, além de mais saudável para o trabalhador. A segunda razão é a de que estamos falando de educação, um trabalho de importância social inegável e colocado no centro das estratégias de desenvolvimento, particularmente para o Brasil, afinal melhor infraestrutura está relacionada com melhor qualidade de ensino” (ODELIUS E BATISTA, 1999, p.161). Para esses autores a infraestrutura escolar tem grande importância e tal constatação se fez por conta das observações e visitas realizadas nas escolas. Concluem que ainda há uma