o cuidado de enfermagem no serviço de vigilância sanitária
Leroy PLA, Pereira MS, Tipple AFV, Souza ACS, O cuidado em enfermagem no serviço de vigilância sanitária, Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2009. A vigilância sanitária assim como a enfermagem preocupa-se com a saúde da população, mais apesar da importância da enfermagem para o serviço de vigilância esse campo é pouco conhecido por esses profissionais.
Este artigo tem como ideias principais mostrar a relevância dos profissionais de enfermagem nos serviços de vigilância sanitária, a mínima participação dos enfermeiros nesse serviço, à íntima relação entre o enfermeiro e o serviço de vigilância sanitária, a falta ou número mínimo de profissionais graduados e especializados nesse serviço, quais as ações dos profissionais para desenvolver este trabalho, o cuidado de enfermagem enquanto ações e no serviço de vigilância sanitária, a identidade do profissional em relação ao trabalho de vigilância.
Apesar da presença do enfermeiro no quadro geral dos serviços de vigilância sanitária, sua representatividade ainda pode ser considerada pequena, é possível que este fato esteja relacionado a pouca ênfase dada a conteúdos relacionados à vigilância sanitária nas instituições de ensino. O enfermeiro tem como alvo de seu cuidado tanto o indivíduo, quanto a própria família e mesmo a comunidade, sendo sua formação direcionada a favorecer o processo de adaptação e integração ao ambiente com melhoria das condições de vida e, consequentemente, de saúde. O serviço de vigilância sanitária, por sua vez, tem como finalidade proteger a saúde da população e manter o ambiente em adequadas condições, mediante identificação de riscos e adoção de medidas visando controlá-los, se não for possível eliminá-los. Pode-se perceber uma íntima relação entre o cuidado em enfermagem e o serviço de vigilância sanitária, que se manifesta no objeto de cuidado de ambos - a saúde humana, grande relevância a contribuição do enfermeiro para este