Analise critica seminário
Filosofia, responsabilidade e educação em Enrique Dussel
O mundo moderno está enfrentando uma enorme crise ética agravada em grande parte pelo capitalismo. Essa crise ética vem sendo material de estudo de muitos pensadores contemporâneos que buscam uma forma de tirar a humanidade da barbárie do egoísmo em que se encontra, onde o mais importante é o bem estar pessoal e nunca o bem estar do outro ou coletivo.
Um importante pensador do assunto é Enrique Dussel, ele elabora uma critica especialmente voltada para a America latina, buscando uma forma de solucionar os problemas de miséria grande parte da população apelando para conscientização do mais rico com a situação do pobre. Ele apresenta uma enorme preocupação social que fica evidente quando ele afirma que deve-se observar onde está a parcela da população que mais sofre e ajudá-la, pois essa parcela que sofre se apresenta como feridas abertas no sistema que necessita de conserto. Para promover tal conserto ele propõe que todos devem sair da situação de conforto e ajudar o próximo que sofre, e lutar para que esse próximo tenha direito a uma vida de qualidade, é sair de si em busca do outro caído.
A educação assim como a ética também está em crise e se tornou material de estudo, segundo Dussel é necessário entender que o mestre para mim é sempre o outro. Uma vez entendido isso podemos chegar à conclusão que todos temos algo a contribuir para o outro com ou sem formação acadêmica, todos possuem uma forma de conhecimento. O aluno deve aprender com o mestre, assim como o mestre deve aprender com o aluno. Sendo assim deve-se ouvir o oprimido pois ele também tem algo a contribuir. Paulo Freire um importante pedagogo, se torna importante por dá ao oprimido o poder de se expressar e assim tomar consciência de sua condição, para ocorrer a transformação de seu meio.
Baseado no pensamento de Dussel pode-se concluir que se cada ser humano se preocupasse com a