Analise critica do artigo sobre Avaliação da qualidade das águas do Rio Belém
Avaliação da qualidade das águas do Rio Belém,
Curitiba-PR, Com o emprego de indicadores quantitativos e Perceptivos
Evaluation of Belem River water quality, Curitiba, PR, with the use of quantitative and perceptive indicators
Introdução: a bacia hidrográfica é de suma importância para a cidade de Curitiba, mesmo assim, não é preservado como deveria, avaliações da qualidade das suas águas são feitas pelo Instituto Ambiental do Paraná desde 1992, e em nove pontos amostrais situados em sua bacia hidrográfica. Os resultados mostram um rio classificado como “poluído” a “muito poluído” . Mesmo sem ter sido realizado qualquer levantamento sobre a poluição difusa, cerca de 90% da poluição das águas do rio Belém é originária de esgotos domésticos, e 10% se origina a partir de efluentes industriais.
O artigo ira analisar as áreas com pior qualidade das águas, o monitoramento da qualidade dessas águas nos rios urbanos, contendo gráficos e tabelas.O artigo se preocupa também com a vida existente neste rio, mostrando estudos através metodologia e geografia.
Autores:
Harry Alberto Bollmann
Doutor em Engenharia (Recursos hídricos e Saneamento Ambiental) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor do Curso de Graduação em Engenharia Ambiental e do Programa de Mestrado em Gestão Urbana da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Thiago Edwiges
Acadêmico do curso de graduação em Engenharia Ambiental da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Bolsista de Iniciação Científica do CNPq
Estrutura do artigo:
Foram utilizados no artigo, nove figuras, sendo a primeira sobre a e avaliação do índice de atividade antrópica sendo considerada alta a influencia humana, a segunda sobre índices de integridade biológica de macro invertebrados bentônicos em 115 rios japoneses conforme o grau de influência humana, a