Analise Corcel
E EDUCAÇÃO DE MARINGÁ
PUBLICIDADE E PROPAGANDA
MATHEUS MAREGA
WAYNER CALVI
REDAÇÃO PUBLICITÁRIA.
MARINGÁ 2013
INTRODUÇÃO
Neste trabalho, faremos uma releitura de uma campanha publicitária da década de 80, mas precisamente 1982. Analisaremos o contexto histórico, social, político e cultural desta, e traremos para nossa realidade do ano de 2013, a mesma propaganda, mas idealizado em nosso contexto histórico e social.
PROÁLCOOL
Foi um programa bem-sucedido de substituição em larga escala dos derivados de petróleo. Foi desenvolvido para evitar o aumento da dependência externa de divisas quando dos choques de preço de petróleo.
O Programa Nacional do Álcool ou Proálcool foi criado em 14 de novembro de 1975 pelo decreto n° 76.593, com o objetivo de estimular a produção do álcool, visando o atendimento das necessidades do mercado interno e externo e da política de combustíveis automotivos.
No final da década de 70 e inicio dos anos 80 triplicou o preço do barril de petróleo, e as compras desse produto passaram a representar 46% da pauta de importações brasileiras em 1980. O governo, então, resolve adotar medidas para plena implementação do Proálcool. São criados organismos como o Conselho Nacional do Álcool - CNAL e a Comissão Executiva Nacional do Álcool - CENAL para agilizar o programa. A proporção de carros a álcool no total de automóveis de ciclo Otto (passageiros e de uso misto) produzidos no país aumentou de 0,46% em 1979 para 26,8% em 1980, atingindo um teto de 76,1% em 1986.
INDÚSTRIA AUTOMOBILISTICA
Na década de 80, as fábricas faziam mudanças nas carrocerias dos carros nacionais criando novos modelos de carros, uma situação que se sustentava pelo embargo do governo à importação de carros. As fábricas independentes de carros que tinham como