Analise condiçoes trabalho rural
ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE DE TRABALHADORES RURAIS NO CULTIVO DE FUMO DO MUNICÍPIO DE
ARARANGUÁ-SC
ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE DE TRABALHADORES RURAIS NO CULTIVO DE FUMO DO MUNICÍPIO DE
ARARANGUÁ-SC
Técnico em Segurança do Trabalho.
.
ARARANGUÁ, NOVEMBRO 2010
Dedicamos este trabalho à todos nossos colegas, professores, coordenadores e diretores do Curso de Segurança do Trabalho e principalmente a nossos pais, irmãos e companheiros, que estiveram sempre ao nosso lado nesta caminhada.
AGRADECIMENTOS
Agradecemos à Deus por nos dar forças para superar os desafios e dificuldades presentes ao longo de mais esta jornada.
À nossa orientadora, que com paciência e muita sabedoria, soube nos orientar e encaminhar durante o percurso deste trabalho, e no momento mais difícil soube reconhecer nossas dificuldade e estar ao nosso lado até o fim.
A todos os fumicultores que participaram no desenvolvimento desta pesquisa, pela disponibilidade do seu tempo e compreensão.
Ao dono da propriedade rural o qual foi desenvolvido à pesquisa, pela atenção e respeito.
Enfim, agradecemos a todos que de alguma forma contribuíram para que fosse possível concluir este trabalho.
RESUMO
Escolheu-se como tema deste trabalho "Análise das condições de saúde de trabalhadores rurais no cultivo do fumo do município de Araranguá-SC", pelo fato de existir muitas irregularidades nas condições de trabalhos destes agricultores. São poucos os instrumentos de segurança no trabalho encontrados na propriedade estagiada. Percebeu-se ainda que os próprios colaboradores, preferem não utilizá-los. Sabe-se que o setor fumageiro no Brasil contribui expressivamente para o crescimento da economia nacional, em especial para as pequenas comunidades do município de Araranguá-SC. No entanto, estes pequenos fumicultores carecem de mais atenção no que se refere a sua saúde. Para que se atinja o nível de qualidade ideal, ou pelo menos, o