Analise Clipe You And I
Muito se falou sobre o vídeo da “Yoü and I” da Lady Gaga, sem se chegar a uma conclusão sobre o que ela queria transmitir a seus fãs. De inicio, o clipe pareceu uma grande farofa: sereias, robôs, cientistas malucos, alter ego. Achei que Gaga tinha simplesmente errado a mão, mas mesmo assim não deixava de ser um bom clipe.
No meu interminável momento de descontração na internet, achei um vídeo no You Tube chamado “Meu eu secreto”, que explica, do ponto de vista psicológico, a vida de crianças transgêneras. É emocionante ver crianças que desde o momento que começam a elaborar frases mais complexas e expor sentimentos através de palavras anunciam que estão no corpo errado. Não é fácil nem pra elas e nem para os pais, mas é algo que se for reprimido pode levar a depressão e a eterna frustração com a vida. O primeiro caso é de um menino que se manifestou aos 2 anos e meio. Os pais tentaram fazer ele agir como um menino, mas ele se recusava. Recomendo que vejam o vídeo.
Indo para a parte que me levou a escrever, a repórter chegou ao quarto da menina (que nem vou colocar entre aspas, já que é como ele se sente), com a própria a guiando mostrou todos os brinquedos: bonecas, pôneis e, principalmente, muitas sereias. E a repórter explicou que transgêneros geralmente gostam muito de sereias porque ela não tem nada que denuncie a sua sexualidade da cintura pra baixo. Tive o estalo e revi o clipe da Gaga, fazendo a seguinte análise:
Ela chega à cidade com partes robóticas, que representam o que é feito e manipulado pelo homem, mostrando que há partes dela que não a deixam ser completamente livre. O homem rindo e lhe entregando uma boneca é a sociedade, que de certa forma não a reprime, pois lhe entrega uma boneca, mas a ironiza. A experiência cientifica no celeiro equivale à operação para mudança de sexo. Lá ela aparece sem as partes robóticas, que lhe impunham limites, e a